);

Dicas de mercado e perfil do investidor

Doug Fabian, editor do Fabian Premium Investiment Resource, discursou sobre o que ele chama de “Bear market 101” em sua revista. Abaixo, estão alguns dos principais tópicos selecionados para você, investidor.

  1. O mercado se move em ciclos
    Pode ser básico dizer isso, mas muitos investidores, especialmente aqueles que estiveram no mercado de alta (bull market) dos anos 90, parecem pensar que a tendência de alta dura para sempre. Enquanto que historicamente é provado que o mercado cresce mais seguidamente, não pode-se esquecer que existiram centenas de pequenas correções ( perda entre 10%-20%) com 13 grandes mercados de baixa (perdas em média de 33%) desde 1929.
  2. Quanto maior o retorno, maior a chance de perda.
    Para os investidores, o conceito de risco deve ser de extrema importância. Infelizmente, a maioria das pessoas se foca no retorno, sem se dar conta de que aquelas ações que sobem mais rápido quando o mercado está em alta, são as primeiras a cair quando a tendência se inverte. Os investidores, portanto, fazem apostas precipitadas quando o mercado avança, investindo em papéis que não se enquadram no seu nível de tolerância ao risco, um fato que só se dão conta quando começam a perder dinheiro.
  3. Seus maiores ganhos podem ser destruídos com apenas uma perda.
    Você compra, segura e tem uma alta de 50% em seu portifólio. O mercado cai e você não fica preocupado desde que não decline 50%. Mas as perdas acontecem e a ironia da matemática diz que é mais fácil voltar seu portifólio à estaca zero, do que fazê-lo crescer.
  4. Grandes perdas podem somente ser compensadas com ganhos gigantescos.
    Este fato ( que está demonstrado na tabela a seguir) é a verdadeira tragédia do buy-and-hold (comprar-e-segurar). Repare que se você sofrer uma perda de 50%, você não necessita somente um ganho de 50% para atingir o ponto de equilíbrio, você necessita de um ganho de 100%. Vejamos um exemplo. Suponha que você tenha $10 e perde 50%, você fica com $5. Assim, para recuperar os $10, você terá que dobrar o seu dinheiro. Agora considere que se leva historicamente 3 anos e meio para recuperar uma perda de 50%. Isso significa 3 anos e meio com lucro zero. Se você pensa que isso é duro, os investidores de que perderam 86,74% com a quebra do mercado em 1929 levaram “apenas” 25 anos para recuperar o ponto de equilíbrio.
  5. Os investidores buy-and-hold costumam perder duas vezes.
    Se há uma alta num mercado de baixa (bear market), eles ficam fora dela, ao invés de aproveita-las, usando esses ganhos para agregar mais valor ao seus portifólio. Isso comprova a perda dupla: o prejuízo inicial quando o mercado caiu e a chance desperdiçada de retomar o que perdeu.
  6. A disciplina na hora da venda é um ponto crítico.
    O grande problema dos investidores é que eles não tem um ponto específico para vender seus papéis e realizar prejuízo. Ao invés disto, a maioria espera até o momento que não pode suportar a perda, ou aguarda até o momento que o mercado suba novamente (o que pode demorar anos) e vendem seus papéis quando retornam ao ponto de equilíbrio.

Qual é o seu nível de tolerância ao risco?

Fabian também oferece um pequeno questionário para ajudar aos investidores determinar sua tolerância ao risco. Isso ajuda na seleção do tipo de fundo ou ação certa para cada investidor, uma vez que existe uma grande variedade destes disponíveis no mercado. Para ver onde você se encaixa na escala risco-retorno, responda as questões abaixo.

  1. Um dos meus objetivos de investimento mais importantes é compor meu portifólio com um risco maior do que o próprio mercado.

Concordo plenamente(5)
Concordo(4)
Neutro(3)
Discordo(2)
Discordo plenamente(1)

  1. Estou disposto a ter perdas de curto prazo maiores do que 10% para usufruir de lucros maiores em ciclos futuros.

Concordo plenamente(5)
Concordo(4)
Neutro(3)
Discordo(2)
Discordo plenamente(1)

  1. Estou disposto a abrir mão de 15% de retorno no pico de um ciclo de alta para conseguir um crescimento acima da média.

Concordo plenamente(5)
Concordo(4)
Neutro(3)
Discordo(2)
Discordo plenamente(1)

  1. Estou apto para alocar uma grande parcela de meu portifólio em investimentos de risco.

Concordo plenamente(5)
Concordo(4)
Neutro(3)
Discordo(2)
Discordo plenamente(1)

  1. Eu não necessito de um retorno de curto prazo nos meus investimentos.

Concordo plenamente(5)
Concordo(4)
Neutro(3)
Discordo(2)
Discordo plenamente(1)

Agora some sua pontuação e use as descrições abaixo para determinar seu nível de tolerância ao risco

Mais de 22 pontos: Agressivo. Você procura grandes retornos e está disposto a correr riscos.
18-21 pontos: você tem um perfil moderado.
17 pontos ou menos: você é conservador.