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Perguntas frequentes

Esclarecimentos aos clientes quanto às ordens de operações

•  Para qualquer ordem de compra emitida através do Sistema Home Broker, é necessário ter o montante financeiro da operação previamente disponível ao investidor.



•  Para qualquer ordem de venda emitida através do Sistema Home Broker, é necessário ter o a ação disponível para negociações, à excessão de day-trades.



•  São permitidas operações do tipo day-trade, pelo Sistema Home Broker, desde que a ordem de compra esteja com o status de "Executada". Não são permitidas operações "a descoberto", que são carecterizadas por vender uma ação, sem prévia disponibilidade da mesma.



•  As ordens enviadas através do sistema Home Broker serão sempre consideradas limitadas, ou seja, o cliente tem que obrigatoriamente definir a quantidade e o preço da oferta;



•  As ordens enviadas através do sistema Home Broker serão sempre consideradas por escrito;



•  Na impossibilidade de a ordem ser transmitida à Solidus, via internet, o cliente deve estar ciente de que tem a opção de transmiti-la por via "verbal" (telefone) ou "por escrito" (se previamente estipulado na ficha cadastral). Telefones para contato:
    – Porto Alegre e Região Metropolina: 0xx51 3327-9888
    – Interior do RS e outros estados: 0800-5104752

OBS: O horário de atendimento da mesa de operações é das 09h até 18h, durante dias úteis.



•  O cliente deve estar ciente de que as ordens, quando enviadas à Solidus, diretamente através do sistema Home Broker, são consideradas aceitas somente após o momento de sua efetiva recepção pelo sistema MEGA BOLSA e retorno, pelo sistema, da informação do aceite. Nesse momento, o status da sua ordem passa a ser “processado”. Confira na tabela abaixo os tipos de status das ordens;



•  Após o envio da ordem de compra ou venda, por parte do investidor, é expressamente recomendável que o mesmo confira o status da ordem. Segue uma lista com os status possíveis para as ordens enviadas:

Processada Ordem aceita pelo sistema Mega Bolsa e portanto já listada no pregão eletrônico da Bovespa como oferta de compra/venda.
Executada Ordem de compra/venda fechou com o preço do mercado, efetivando, assim, a operação
Pendente Ordem não integrada ao sistema Mega Bolsa e portanto não listada no pregão eletrônico da Bovespa. Este status aparece quando a Bovespa ainda não retornou a aceitação da ordem, existem leilões ocorrendo ou as negociações com o papel estão temporariamente congeladas. Outro motivo pelo qual o status do papel pode estar "Pendente" é uma ordem fora dos padrões especificados. Ex: Limite de variação ou volume excedido.
O procedimento para validar uma ordem pendente é elimina-la e recolocar uma nova ordem. Em caso de dúvida, contatar a Corretora.
Vencida Ordem que teve sua validade expirada. As ordens vencidas não são prorrogadas automaticamente. Caso o investidor deseje renovar a oferta é necessário que seja enviada uma nova ordem.
Eliminada Ordem cancelada pelo cliente por desistência ou por correção, ou ordem previamente "Pendente" eliminada pela Corretora.

É importante que o cliente esteja ciente que:

    – Apenas as ordens com o status "Processada" estarão disponíveis na lista de ofertas do pregão eletrônico da Bovespa.
    – Apenas as ordens com o status "Executada" foram efetivadas (compradas ou vendidas).



•  As ordens efetuadas através do Sistema Home Broker serão confirmadas através de e-mails enviados ao investidor no primeiro dia útil após a operação.



•  Caso a quantidade de ações ou o preço de um negócio exceda a algum dos parâmetros estabelecidos na instrução CVM nº 168, o negócio deve ser submetido a um leilão cuja a duração pode ser, entre outras, de 5 minutos, 15 minutos, 1 hora ou até 48 horas;



•  A execução de determinda ordem não representa negócio irretratável, pois caso se constate na transação qualquer infração às normas do mercado de valores mobiliários, a BOVESPA e a CVM têm poderes para cancelar os negócios realizados;



•  As ordens de cancelamento, transmitidas diretamente através do sistema Home Broker, somente serão consideradas aceitas após sua efetiva recepção pelo sistema MEGA BOLSA, e desde que o correspondente negócio ainda não tenha sido realizado;



•  Os operadores são obrigados a aceitar a interferência em negócios de lote padrão ou seus múltiplos nas apregoações comuns, por oferta, direta e por leilão (comum ou especial) que fizerem, no pregão a Viva Voz ou no Sistema Eletrônico de Negociação, nos diversos mercados administrados pela Bovespa, respeitadas as bases de interferência contidas no Manual de Procedimentos Operacionais.



•  O Diretor de Pregão poderá, dependendo de condições tidas como anormais, cancelar as operações e submetê-las a leilão;



•  As ordens colacadas através do Home Broker não concorrem, quando da distribuição de negócios, com os demais negócios executados pela Corretora, pois são enviadas diretamente ao sistema.

Dúvidas sobre algum termo ou expressão? Consulte nosso dicionário:

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