Acesse a Ouvidoria Solidus


Mercado a termo

É a compra ou a venda, em mercado, de uma determinada quantidade de ações, a um preço fixado, para liquidação em prazo determinado, a contar da data de sua realização em pregão, resultando em um contrato entre as partes.

Como toda aplicação em ativos de renda variável, o mercado a termo também possui um certo grau de risco que é assumido pelo investidor. Para que essa operação seja realizada, a CLEARING-CBLC, exige aporte de garantias que são valores variáveis de acordo com o ativo adquirido. Estas garantias podem ser em ações (desde que pertençam ao Índice Bovespa), em espécie, carta de fiança bancária, Títulos Públicos ou Privados (CDB).

Toda vez que o ativo objeto do termo ou os ativos depositados em garantia tenham suas cotações depreciadas a CBLC solicitará novo aporte de garantia, eliminando assim o risco ao financiador. Veja que nesse caso o prejuízo será liquidado diariamente e, caso o investidor não possua garantias suficientes para cobrir estas oscilações, poderá ter sua posição liquidada antecipada e compulsoriamente. Cabe lembrar também que esta modalidade de investimento pode causar perdas superiores ao capital investido.


Na liquidação do contrato à termo, seja qual for a cotação no mercado à vista do ativo objeto do contrato, o financiado pagará ao financiador o valor pré-estabelecido na data do registro da compra à termo.

Para saber mais clique aqui