O que você deve saber antes de operar com Opções?

O que você deve saber antes de operar com Opções?



O Mercado de Opções é o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício preestabelecidos. Esse mercado foi criado com o objetivo básico de oferecer um mecanismo de proteção ao mercado de ações contra possíveis perdas. Contudo, as opções permitem que o investidor "alavanque" sua posição, assim, os riscos são elevados. Todo o capital aplicado em opções pode ser perdido e o investidor deve dispor de garantias suficientes para atender às exigências de margem. O investidor deve estar ciente desse risco.







•  Identificação das Opções

As séries de opção autorizadas pela BOVESPA são identificadas pelo símbolo do ativo-objeto associado a uma letra e a um número. A letra identifica se é uma opção de compra ou de venda e o mês de vencimento (ver quadro abaixo), e o número indica um determinado preço de exercício:











































































Opção  Vencimento
Compra Venda

A M Janeiro
B N Fevereiro
C O Março
D P Abril
E Q Maio
F R Junho
G S Julho
H T Agosto
I U Setembro
J V Outubro
K X Novembro
L Z Dezembro





Exemplos:



PETRK48  - Opção de Compra sobre Petrobrás PN, com vencimento em novembro e preço de exercício de $ 48,00 por ação*.



VALEX44 - Opção de Venda sobre Vale do Rio Doce PNA, com vencimento em novembro e preço de exercício de $ 44,00 por ação*.



(*) A identificação das séries autorizadas e seus respectivos preços de exercício são divulgadas diariamente pela BOVESPA.



 



 

 

•  Risco Do Titular (Comprador) da Opção de Compra

Está limitado ao valor pago pelas opções (o prêmio). O investidor poderá perder a totalidade do seu investimento, caso o cotação do papel a vista não seja favorável a sua posição.







•  Opções de Compra que "Viram Pó"

Se na data do vencimento o preço do papel for inferior ao preço de exercício da opção, não valerá a pena para nenhum investidor compra-lá. Isso faz com que as ofertas pelo exercício não existam e consequentemente as opções não apresentam mais nenhum valor;





 

•  Risco na Venda a Descoberto (Lançamento de Opções de Compra)

O recebimento de uma quantia em dinheiro para assumir o compromisso de vender ações, que o investidor não possui, é uma estratégia que envolve um elevado grau de risco. Isso acontece pois o titular dessa opção (investidor que pagou para o lançador assumir o compromisso) somente vai exerce-lâ se isso for de interesse para ele. Para o lançador isso significa que ele será obrigado a adquirir as ações no mercado a vista para entregá-las pelo preço de exercício. A partir do momento em que a diferença entre o preço a vista e o de exercício for maior que o prêmio recebido, o lançador estará incorrendo em prejuízo, que aumentará de acordo com a valorização da cotação a vista. O lançador descoberto estará obrigado a depositar garantias para cobrir os prejuízos potenciais da operação, cujo valor é calculado diariamente. A corretora não permite que o cliente venda opções a descoberto;

 





•  Prazo de Expiração das Opções

O periodo para exercer uma opção é valido somente durante seu tempo de vigência. Após a data de vencimento, a opção expira, perdendo totalmente sua validade. O exercício da opção não é automático, ele deve ser solicitado pelo titular;